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Crédito para pessoas com deficiência criado pela presidente Dilma Rousseff só existe no site do Banco do Brasil

Está lá no site do Banco do Brasil: crédito acessibilidade. “Uma linha de crédito criada para aquisição de produtos de tecnologia assistiva, com foco no público com renda até 10 salários mínimos”. Na apresentação da nova linha de crédito, o site do BB lembra o programa Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado pela presidente Dilma Rousseff em novembro do ano passado, e explica que o BB integra “as ações de fortalecimento da acessibilidade” com a criação do produto.

O cadeirante José Augusto Soares, de Nova Iguaçu, não teve dúvida e acreditou que chegara a hora de se livrar da escassez de ônibus adaptado e das estações e composições de trens inacessíveis, que tornam seu dia a dia uma aventura radical para chegar ao trabalho, comprando um carro  adaptado. Entusiasmado, procurou a agência do Banco do Brasil no calçadão do Centro de Nova Iguaçu. E teve uma grande surpresa: nenhum funcionário sabia da nova linha de crédito, incluindo o gerente.

“Ah, isso deve ser porque Nova Iguaçu fica na Baixada Fluminense e talvez a diretoria do banco acredite que aqui não tenha muitas pessoas com deficiência precisando do crédito. Vou tentar uma agência na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro”, pensou José Augusto, imaginando que, assim, diminuiria o risco de um possível novo dissabor. Procurou a agência da Rua Siqueira Campos, em Copacabana. Mas lá também os funcionários sequer ouviram falar do crédito. “Não pode ser! O banco estaria desobedecendo uma orientação do programa da presidente Dilma?”, questionou José Augusto.

Era hora de procurar ajuda para fazer valer seus direitos como pessoa com deficiência. Foi ao IBDD. A área de Apoio à Pessoa entrou em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Lá, a atendente também desconhecia o crédito e orientou que os interessados procurem as agências e, caso não consigam o crédito, procurem o SAC. Foi justamente o que José Augusto fez e teve protocolado um prazo de 5 dias para ter apurado “as causas do desconhecimento dos funcionários das agências procuradas”. Mas, agora, José Augusto já não tem a mesma certeza do início de sua peregrinação, de que seu problema de transporte esteja próximo do fim. 

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